quinta-feira, 2 de setembro de 2010

bikini na rua, gola alta, gorro e luvas em casa

Podia começar a minha descrição do regresso ao Oriente e uma específica terra, 10 anos depois de umas férias, 23 anos depois da primeira vinda (na altura por 5 anos), por várias coisas. Mas começo por uma daquelas que nunca me tinha esquecido, mas cujo o impacto é tal que não há memória que nos recorde verdadeiramente da realidade: a diferença de temperatura que, no verão, se sente dentro e fora das casas/restaurantes/lojas/trabalho.
Estamos a falar de uma terra onde, em Agosto/Setembro fazem mais de 30º e a humidade ronda os 80-90%. Coisa leve, como se vê, fácil de respirar e de andar na rua, isto se se ignorar o impulso constante de se tomar duche. Isto é na rua. O contrário acontece "indoors", aí a temperatura ronda facilmente os 18.º (ou menos, dependendo de quem regula o AC), que é como quem diz, casaquinho sempre a mão - senhores que têm de usar fato (para não falar quando têm de usar farda), este é um post que traduz uma preocupação tradicionalmente feminina, já que S.Exas têm em regra de usar camisa de manga longa, casaco e gravata. Reconheço que nesses casos, o AC a menos de 18º é bem vindo, não tanto quando se é senhora é se está habituada à t-shirt ou camisa de manga curta, ou, qui ça, de alças, e a saias (sem collants, cumpre notar, sim, porque aqui, no pico do verão vêem-se senhoras de collants - eu pecebo bem porquê!). Naturalmente, e aqui uma nota muito politicamente correcta, senhoras que têm de usar fato (ou a farda) também ficam contentes com estas temperaturas dentro dos edifícios. Eu, contudo, congelo e depois entro em choque térmico, por isso, casaquinho ao ombro ou na mala, quem vou eu, tra lá lá...o collant é que não, por isso, cheira-me que o verão será, quando indoors, passado sem saias...

3 comentários:

Billy disse...

Acreditas que chego aqui e o panorama é o mesmo? Os panameños adoram vestir-se à "Inverno" (juro) e vestem casacos de montanha e golas altas para ir ao shopping. Go figure...

Mar disse...

lol... mas é por causa do air condicionado, ou simplesmente porque gostam da moda de Inverno????

Bivalve disse...

Esquecer nunca se esquece - o que acontece é que nós, europeus, nunca nos habituqamos mesmo. Quando tentei explicar à família lisboeta o que era viver com 25ºC e 90% de humidade relativa permanentes (noite e dia!)disse-lhes que os vidros estão sempre embaciados...do lado de fora!, e que sair à rua é como entrar na casa de banho numa manhã de Inverno depois de toda a família já ter tomado banho: está um "bafo"!! Uma amiga, Macaense por opção e matrimónio, já com muitos anos de experiência, a quem devo conhecer o Macau "real" (dos mercados às tasquinhas chinesas) explicava com grande poder de síntese e sentido de humor que "não tem nada que saber: respiras com guelras!"
Em breve terás guelras de novo, verás! E, claro, uma colecção de pashminas de todas as cores para ter uma sempre pronta a usar indoors.
Bjs Bivalve