quarta-feira, 11 de junho de 2008

Fernando Pessoa dixit

Estou cansado, é claro,
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado.
De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,
Pois o cansaço fica na mesma.
A ferida dói como dói
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De o cansaço ser só isto —
Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo...
E a luxúria única de não ter já esperanças?
(...)

Lamento, desde já, o pouco entusiasmo

Vi o jogo PT-CZ meia emigrante, na cidade que me tem recebido semanal ou quinzenalmente no último ano e uns meses. V o jogo em casa de amigo, com calma, mas com o portátil à frente. Outras questões para resolver. Sim. É verdade. Confesso até que tinha esperança que o jogo visto em terra estrangeira me afastasse do que se anda a passar, do stress.

Mas confesso novamente, gosto de um bom derby, mas não me deixo ir pela onda.

mas ganharam, os rapazes e com bons momentos. venha a Suíça! Saberei do resultado já em terras italianas!

domingo, 8 de junho de 2008

Em fim de semana de início de campeonato europeu

Confesso, percebo pouco de futebol, quase nada mesmo. Vou seguindo os grandes campeonatos, mas sem grande paixão. O que não quer dizer que não goste de ver um jogo bem jogado, Gosto. Tem intensidade, técnica, táctica.
Mas não compreendo inteiramente a loucura que por estes dias se vê e lê, e já antes do início do Europeu se sentia. Percebo que se apoie os desportistas. Inteiramente de acordo com isso. Por isso mesmo, também apoio nos campeonatos de atletismo, nos jogos olímpicos e afins.

No entanto, que telejornais e jornais abram ou tenham como primeiras páginas quase exclusivamente "bola" parece-me excessivo, em dias em que há guerras a decorrer, crises económicas e humanitárias. Ok, também podemos dize que "basta" de más notícias. Mas daí a ter páginas e páginas - e não em jornais desportivos, o que seria justificável - de fotografias, comentários múltiplos e multiplicados quanto a todo o aspecto de 90 minutos no relvado... uhm... não estejamos a exagerar na dose?