terça-feira, 17 de junho de 2008

Nada como um professor que nos inspira

e nada como o método socrático!

Um bom dia de aulas, portanto... também já não me lembrava do que isso realmente era. Pelo menos tantas horas seguidas, mas o grupo de trabalho é interessante, o que faz as discussões interessantes. Em verdadeiro espírito académico, podemos questionar tudo, desde que fundamentando, mas simplesmente ter dúvidas quanto ao que nos está a ser apresentado. Umas coias menos ortodoxas do que outras.

Agora em preparação para ver um jogo de futebol, Itália-França, em pleno centro de Florença... experiência em primeira mão para mim, que fujo de multidões o mais possível, mas desta feita, porque não?

Florença está a ser remédio santo para as mazelas e um óptimo re-abrir de horizontes... quão fácil é enterrarmo-nos no trabalho que estamos a fazer no momento.

E por aqui fico, pelo menos por ora;-)

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Arrivato!

Depois de avião, comboio, tentativa fracassada de apanhar outro comboio (sim, foi ver-me correr com 16hk de um lado e uns 6 do outro para um comboio que, contudo, iniciou e prosseguiu marcha sem mim), sucesso na segunda tentativa de apanhar o eurostar para Florença, apinhado de turistas e estudantes, mas que proveu a uma viagem agradável até à Estação Central de Firenze.

Depois telefone para flatmate das próximas duas semanas para orientações gerais de como chegar, mais uma viagem com os 26kg de bagagem no autocarro e eis que cheguei, uff (agradeci secretamente o ar ainda fresco que brinda esta terra), ao meus aposentos. Não reais, mas perfeitamente aceitáveis.

O impacto da casa onde me acolheram é: "Meu Deus, já me tinha esquecida do que são prazos de entrega de teses", i.e., da confusao em que se vive, sobretudo a chegada de prazos, mas sorri e pensei não foi assim há tnato tempo nem falta assim tanto tempo;-)

Pequena caminhada até ao instutito de direito europeu, para no dia seguinte não ir completamente perdida - e sobretudo não ter de acordar mais cedo... não, não, nao, há que dormir o mais possível, enquanto se pode!

Hoje, o primeiro dia deste tipo de cursos, novas pessoas, conversa de onde és, o que fazes (sim, quando se reunem criaturas a estudar Direito da Guerra e Direitos Humanos, perguntar o que se faz é uma inevitabilidade, até porque, como provado hoje, temos semrpe pessoas conhecidas em comum), enfim, primeiras impressões, alguém a falar um português cantado do outro lado do oceano, a conversa do Euro (já agora quem ganhou ontem PT ou SZ, visto não ter encontrado uma televisão ou café aberto para ver ou dar uma vista de olhos... Suíca... não sei porquê a pergunta não me surpreendeu, mas acho que foram os comentários dos "especialistas" de bancada no aeroporto.

Aula para aqui, aula para ali, coisas já conhecidas, outras para pensar, mais troca de impressões.

Depois caminhar um pouco pela cidade... mas essas impressões ficam para outro post;-)

domingo, 15 de junho de 2008

Florença, a aventura começa

E começa com o aeroporto de Lisboa cheio de bandeiras, t-shirts, e toda a parnafenália que caracteriza adeptos "on the move"... no caso, destino: Suíça, para o jogo PT-SZ.

Eu, de mochila em ombro (como é que consigo sempre ir com a dita carregadíssima????), mala a tiracolo (beware of pickpockers é provavelmente o conselho que mais li em tudo o que é site sobre Itália... mas eu continuo com fé humana, mas lá segui as regras tradicionais nestas matérias: distribuição ddos bens), jornal para ir lendo, interroagações quanto como é que vou chegar à casa onde aluguei o quarto, já que não tenho conseguido falar com as pessoas que me alugaram o quarto há uns dias (e, aqui, sim, desconfio, mas respiro fundo e penso, nah, vai correr tudo lindamente, a malta é toda honesta e senão... terei de procurar um quarto para prenoitar e amanhã logo pensarei na questão).

Vou para Itália, deixando mais de metade de mim em Lisboa... são 15 dias apenas, mas tenho a sensação de que precisava de estar por cá para resolver o que está por resolver e arrumar o que está por arrumar. Mas Itália, terra de boa vivênvia e gosto intrínseco por tudo o que é bom e agradável. Talvez seja o remédio e a quantidade exacta que os médicos prescrevem para estas ocasiões.

On y va...