terça-feira, 28 de outubro de 2008

3 da manhã

Reviro-me na cama mais uma vez, e desisto, salto para fora, sorrio na lembrança da simpatia de há uns dias, do encontro inesperado, e tento elimnar a lembrança do texto lido há umas horas, que me arruinou o dia e, aparentemente, a minha noite.

Respiro de cansaço e irritação e recupero a conversa, implusionada num jantar de trabalho... que farias agora se pudesses se não fosse o que fazemos? esboço um sorriso tímido... tenho pensado nisso, nas recordações de uma outra profissão que quis que fosse minha por absoluta paixão, abandonada por razões que me ultrapassaram e pela impaciência dos teen's... uhm... pergunta dificil. Gosto genuinamente do faço, apenas cansada das idiotices que lhe andam inerentes...mas que são inerentes a qualquer profissão...Voltam a fazer a pergunta... havia-me perdido por momentos na simpatia e nas minhas deambulaões pelos meus 16-17 anos.

Volto a sorrir, e respomdo "... gosto do que faço". "Sim, mas...", compreendo o "mas". Viajava, respondo sem hesitação. Descalçando as minhas sapatilhas de pontas, os sapatos de salsa e de tango e os tenis de jazz que entretanto havia mentalmente calçado. Reitero, viajava. Responde-me: "é o que tenciono fazer daqui a dois anos". Sorrio novamente. Falamos da viagem que fez África do Sul, Namibía e arredores. Um ano a viajar quando terminou o secundário. Não posso deixar de falar da Argentina, da Ásia, de 2001 e a minha ida aos EUA, trocamos histórias hilariantes de hoteis, pousadas de juventudes e residências de estudantes nas nossas estadias em universidades estrangeiras. Viagens que ainda queremos fazer. Regressamos momentaneamente ao trabalho. E eu regresso agora ao papel que depois de impresso me deixou mal disposta. Muito mal disposta. Viajar... será que posso comprar um bilhete amanhã? com as minhas sapatilhas de pontas e sapatos de salsa e jazz? Não podemos fugir a cada dificuldade, mas podemos pelo menos desligar mentalmente... e agora estou a dançar tango em Buenos Aires, preparando a minha saída para a Paragónia, ansiosa pelo carinho com que me acolheram.

P.S. - Já vos disse que começo as minhas aulas de tango esta semana? As paixões são para a vida e o trabalho de que gostamos não nos pode afastar disso;-)